Código Mestre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ponteiros

Ir para baixo

Ponteiros Empty Ponteiros

Mensagem por brunolpw Seg 17 Fev 2014, 10:21 pm

Olá pessoal, venho aqui ensinar de uma forma bem resumida e simples sobre como utilizar ponteiros, em todo lugar, livro, site, fóruns, videos, as explicações sobre ponteiros são extensas e acabam não ensinando o que é de fato e como funciona.

Bom, vamos direto ao assunto então:

-O que são ponteiros?
-Ponteiros são endereços de memória.

-Bom, mas o que isso quer dizer?
-Isto que dizer que eles apontam para um lugar da memória.

-Como assim?
-Fácil, sabemos que a memória é dividida em diversos pedaços, estes pedaços são nomeados de endereços.
-Vamos imaginar que a memória seja um edifício, por tanto ela possui vários endereços. Cada apartamento possui seu próprio endereço. Possuindo cada um uma informação, vamos considerar que cada informação seja uma família.


Edifício = Memória
Apartamento = Endereço
Família = Informação


-Ok, entendemos que um edifício possui vários apartamentos e que estes contém famílias, mas como funciona o ponteiro?
-Bom o ponteiro é a chave, vamos explicar isso melhor, para que uma família possa acessar o conteúdo de outro endereço é necessário que ela utilize uma chave para isso.


-Acho que não estou entendendo, pode me mostrar em código?
-Bom, vamos ao código então, para que seja possível visualizar o processo.

Ponteiro:

-Agora eu entendi.
Quer dizer que o carácter “*” representa o conteúdo do endereço e o “&” a chave do mesmo. Então quando são linkados à uma variável esta passa a ter propriedades de passar o seu valor ou o seu endereço de memória.

-Exatamente. Quando informamos *variavel estamos querendo pegar o conteúdo de uma &chave de endereço.
Vemos isso na linha em que informa: int *ponteiro = &valor;
Na linha anterior vemos: int endereco = &valor;
Este por sua vez vai armazenar o endereço da memória, ou fazendo referencia ao nosso edifício, ele pegara o numero do apartamento.


Espero que nesta forma de explica o que são ponteiros tenha ficado claro o que são e como utilizar.

Para que não haja dúvidas irei colocar outro exemplo de ponteiros utilizando funções.

Qualquer dúvida é só postar, valeu pessoal.


Ponteiro com função:
brunolpw
brunolpw
YOTTABYTE
YOTTABYTE

Mensagens : 33
Reputação : 14
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 34
Localização : Brasil - RS - Porto Alegre

https://codigomestre.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos